Facebook

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Um mundo melhor


Um novo estudo mostra que pintar os telhados de nossas casas de branco pode ajudar a diminuir o aquecimento global. Um modelo computadorizado mostrou o impacto que a pequena mudança teria na temperatura média de grandes cidades e comprovou que a pintura pode ser uma boa idéia.
Mas os cientistas dizem que há muitos obstáculos entre o estudo e o uso dos telhados brancos. Pintar os tetos de branco pode ser uma boa idéia, mas mais pesquisas são necessárias para verificar se é possível e se o ato não causaria “efeitos colaterais”.As cidades são mais vulneráveis ao aquecimento, já que possuem menos área verde e mais emissão de gases. O asfalto e os próprios telhados absorvem calor, criando uma bolha de ar quente em volta da cidade.
Mas a solução não é tão simples. A tinta, eventualmente, iria sumir e escurecer por causa da poeira. Cidades nas quais os telhados são próximos uns dos outros resfriariam mais e, para que tenham efeito, os telhados precisam receber a luz do sol.
Os cientistas notaram que o resfriamento em grandes cidades que adotarem o esquema pode chegar a um grau Celsius, mas mais estudo ainda é necessário para comprovar a eficiência da medida.

0 comentários:

Postar um comentário